Camilo Santana vai ao Senado prestar esclarecimentos sobre problemas no Sisu

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Educação aprovou, nesta terça-feira, 27, requerimento do senador Alessandro Vieira (MDB/SE) para que o ministro da Educação, Camilo Santana, compareça à Casa para prestar esclarecimentos sobre os problemas ocorridos no processo de divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificado.

O SISU, ferramenta fundamental para o ingresso de estudantes em instituições públicas de Ensino Superior no Brasil, enfrentou problemas significativos na divulgação dos resultados, programados para o dia 30 de janeiro deste ano. Diversos candidatos relataram dificuldades de acesso ao sistema, instabilidade prolongada e falta de comunicação oficial adequada por parte do Ministério da Educação (MEC).

O senador Alessandro destaca que as sucessivas instabilidades na operacionalização dos sistemas eletrônicos do MEC afetam o planejamento dos estudantes e os calendários dos processos seletivos deixam de coincidir. “Dada a importância do Sisu, é essencial que ele funcione da forma mais transparente e justa possível. Intercorrências na operacionalização do sistema vêm prejudicando o resultado desta política ao longo dos anos”, ressalta Vieira.

A operacionalização do SISU é de responsabilidade do MEC, que, como órgão central, deve zelar pela transparência, eficiência e justiça do processo. O SISU tem como objetivo proporcionar um acesso mais democrático e transparente ao Ensino Superior, eliminando a necessidade de múltiplos vestibulares. Entretanto, as recentes instabilidades no sistema do MEC têm prejudicado estudantes, afetando o planejamento e causando descoordenação nos calendários dos processos seletivos. Para Vieira, a falta de esclarecimentos adequados e a demora na comunicação oficial geram incertezas e apreensão na comunidade estudantil.

Diante desse cenário, Vieira considera imprescindível a ida de Camilo Santana ao Senado para prestar esclarecimentos e informar as medidas adotadas para solucionar os impactos causados pela instabilidade e providências para evitar problemas sistêmicos nos futuros processos seletivos.

Na última reunião da comissão, realizada na terça-feira, 20, o colegiado já havia aprovado requerimento para que a secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, compareça à Casa para prestar esclarecimentos sobre os problemas na divulgação do resultado do SISU.

Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on print