A Comissão de Educação aprovou, nesta terça-feira, 27, requerimento do senador Alessandro Vieira (MDB/SE) para que o ministro da Educação, Camilo Santana, compareça à Casa para prestar esclarecimentos sobre os problemas ocorridos no processo de divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificado.
O SISU, ferramenta fundamental para o ingresso de estudantes em instituições públicas de Ensino Superior no Brasil, enfrentou problemas significativos na divulgação dos resultados, programados para o dia 30 de janeiro deste ano. Diversos candidatos relataram dificuldades de acesso ao sistema, instabilidade prolongada e falta de comunicação oficial adequada por parte do Ministério da Educação (MEC).
O senador Alessandro destaca que as sucessivas instabilidades na operacionalização dos sistemas eletrônicos do MEC afetam o planejamento dos estudantes e os calendários dos processos seletivos deixam de coincidir. “Dada a importância do Sisu, é essencial que ele funcione da forma mais transparente e justa possível. Intercorrências na operacionalização do sistema vêm prejudicando o resultado desta política ao longo dos anos”, ressalta Vieira.
A operacionalização do SISU é de responsabilidade do MEC, que, como órgão central, deve zelar pela transparência, eficiência e justiça do processo. O SISU tem como objetivo proporcionar um acesso mais democrático e transparente ao Ensino Superior, eliminando a necessidade de múltiplos vestibulares. Entretanto, as recentes instabilidades no sistema do MEC têm prejudicado estudantes, afetando o planejamento e causando descoordenação nos calendários dos processos seletivos. Para Vieira, a falta de esclarecimentos adequados e a demora na comunicação oficial geram incertezas e apreensão na comunidade estudantil.
Diante desse cenário, Vieira considera imprescindível a ida de Camilo Santana ao Senado para prestar esclarecimentos e informar as medidas adotadas para solucionar os impactos causados pela instabilidade e providências para evitar problemas sistêmicos nos futuros processos seletivos.
Na última reunião da comissão, realizada na terça-feira, 20, o colegiado já havia aprovado requerimento para que a secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, compareça à Casa para prestar esclarecimentos sobre os problemas na divulgação do resultado do SISU.