Na manhã desta segunda-feira (29), o senador Alessandro Vieira (PSDB/SE) marcou presença na mesa de encerramento da 5ª edição do Atheneu ONU. O evento, realizado pelo Centro de Excelência Atheneu Sergipense, é considerado a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil.
O Atheneu ONU aconteceu nos dias 26, 27 e 29 de maio, reunindo estudantes, professores, membros do Poder Público e autoridades para debater temas globais e nacionais. O projeto tem como objetivo simular reuniões de comitês da Organização das Nações Unidas e da Assembleia Geral, estimulando a resolução de questões entre os países membros por meio diplomático.
A iniciativa busca engajar os participantes em discussões sobre assuntos relevantes. Nesta edição, os temas em foco foram: Rússia e Ucrânia e os refugiados desse conflito; Mudanças Climáticas e conservação do Meio Ambiente; Cidades Inteligentes; Infância; Informação e o Combate à desinformação.
Uma das novidades deste ano foi a ampliação da participação, incluindo alunos não apenas do Atheneu, mas também de todas as redes de ensino públicas e particulares, que se inscreveram previamente. Durante a simulação, os estudantes assumiram papéis de chefes de Estado, reivindicando demandas globais e demonstrando preocupações com questões que afetam a humanidade. Eles representaram países como Inglaterra, Brasil, Austrália, Rússia, China, Estados Unidos, África do Sul e Egito, desempenhando funções diplomáticas, de relações internacionais e políticas.
No encerramento do Atheneu ONU, o senador Alessandro Vieira destacou a importância do evento para o desenvolvimento dos estudantes e a promoção do debate sobre questões globais. “Essa é a terceira vez que participo do Atheneu ONU e quero parabenizar os organizadores e os alunos pelo empenho e dedicação. Esse projeto incentiva o diálogo e a resolução de conflitos, algo tão necessário nos dias de hoje, em todo o mundo. Ressalto que a mudança verdadeira acontece no presente, e a potência que vocês jovens têm é enorme, por isso, reforço, vocês precisam ser cidadãos cada vez mais ativos na sociedade, porque você são a mudança que precisamos no mundo”, aponta Alessandro.
Atheneu ONU
O Atheneu ONU já se tornou uma tradição do protagonismo estudantil em Sergipe e está em sua quinta edição. A proposta de metodologia ativa foi idealizada pelo professor Yuri Norberto, alunos e toda a comunidade escolar, e tem o intuito de reunir líderes políticos e sociais do estado que atendem ao convite dos próprios estudantes do Centro de Excelência Atheneu Sergipense.
“A cada ano, a expectativa dos estudantes pelo Atheneu ONU só cresce. Esta edição é especial porque estamos recebendo alunos de várias instituições que sempre quiseram participar conosco. O evento é democrático e transformador, permitindo que os estudantes discutam temas presentes em diversos países e encontrem soluções. É um verdadeiro exercício de cidadania que proporciona aos participantes a reflexão de que é necessário estudar política pública na escola”, afirmou o professor Yuri Norberto.