Senador Alessandro participa da entrega do cartão Aratu em Indiaroba

Benefício social foi concedido a mulheres empreendedoras, marisqueiras e trabalhadoras da agricultura familiar

Na manhã desta quinta-feira (21), o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) esteve no município de Indiaroba, localizado no sul de Sergipe, para participar do evento de entrega dos cartões Aratu – moeda social com poder de compra e venda exclusivamente dentro do município. O benefício foi concedido às participantes do projeto Mulher Empreendedora, e aos Agricultores Familiares e Marisqueiras que participam do PAI (Programa Alimenta Indiaroba).

A moeda própria do município tem o nome de Aratu – pequeno caranguejo acinzentado muito comum na região – e é representada pelo A$, tendo paridade com o real: A$ 1 vale R$ 1. Segundo o prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento (MDB) a moeda nasceu da necessidade de atender ao público do Bolsa Família Municipal de sua cidade.

“Nós atendemos com o Bolsa Família Municipal mil famílias em situação de carência em Indiaroba. Hoje o benefício mensal é de A$ 130 por cada família. Logo, R$ 130. Essa foi uma maneira que a gestão municipal encontrou de fazer o dinheiro de Indiaroba circular dentro do município, promovendo o bem da economia local”, ressalta o prefeito.

O cartão digital com o saldo, concedido pelo Banco Popular de Indiaroba (BPI), 1º banco municipal do NO/NE. O senador Alessandro Vieira participou da cerimônia de entrega dos cartões Aratu, e parabenizou o prefeito Adinaldo pela ação inovadora, que promove uma mudança nas práticas de consumo local e tem feito com o que comércio local se desenvolva, por meio do incentivo ao uso da moeda local nas relações de consumo.

“Quero parabenizar o prefeito Adinaldo Nascimento e toda a equipe da Prefeitura de Indiaroba pela implementação do inovador programa de moeda social Aratu. Esta é uma iniciativa notável que merece reconhecimento. O Aratu não é apenas uma moeda, é uma ferramenta de inclusão social que está fazendo a diferença na vida das famílias mais carentes do município. Ao fornecer apoio financeiro direto e ao mesmo tempo incentivar o comércio local, o programa está atingindo dois objetivos cruciais de uma só vez: aliviar a pobreza e fortalecer a economia local. Tenho certeza de que esta iniciativa servirá de inspiração para outras comunidades em todo o país”, destaca Alessandro.

Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on print