Atendendo uma demanda de produtores rurais de Sergipe que tiveram suas atividades prejudicadas por adversidades climáticas ou dificuldades de comercialização, o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) esteve reunido na quarta-feira (24) com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para tratar sobre a renegociação de operações de crédito rural de custeio e investimento para agricultores familiares e produtores rurais sergipanos.
No final de Março, o Conselho Monetário Nacional (CNM) autorizou a renegociação de dívidas do crédito rural para 17 estados e até 4 produtos: soja, milho, bovinocultura de carne e de leite. O Estado de Sergipe não estava incluído na relação.
“Recebi essa demanda dos produtores agrícolas de Sergipe e imediatamente agendei essa conversa com o ministro Carlos Fávaro. O ministro nos garantiu que nenhum produtor sergipano, de nenhuma atividade agrícola, vai ficar sem a possibilidade de fazer a prorrogação da dívida”, informou o senador Alessandro.
Fávaro afirmou que todos os produtores e produtoras agrícolas que tiverem dificuldade para saldar os seus compromissos de custeio ou de investimento, precisam fazer um laudo técnico com seus engenheiros agrônomos e apresentar até 30/05 em sua agência bancária requisitando a prorrogação do custeio ou do investimento. “Os produtores rurais sergipanos que realizarem o procedimento e mesmo assim tiverem algum tipo de dificuldade podem voltar a nos procurar que levaremos a demanda ao Ministério”, acrescentou Alessandro Vieira.