Senador Alessandro buscará fortalecer pesquisas com maricultura em Sergipe

O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) fez uma visita à sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), na manhã de terça (31), para conhecer de perto as pesquisas da Unidade na área de maricultura (cultivo de organismos e animais marinhos). Vieira foi recebido pelos chefes-adjuntos Paulo Carvalho, Viviane Talamini e Tânia Medeiros, respectivamente, de Administração, Pesquisa e Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia.

A principal demanda da Unidade é o avanço das obras do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Maricultura (Lapimar), iniciadas em 2020 e que necessitam de cerca de R$ 1,6 milhão para sua conclusão. Como coordenador da bancada federal de Sergipe no Congresso Nacional, senador Alessandro Vieira se mostrou comprometido com a busca de recursos de emendas parlamentares para o fortalecimento das pesquisas em maricultura na Unidade da Embrapa.

“Na condição de coordenador da Bancada, vejo como um caminho mais viável o diálogo com nossos parlamentares para que submetam propostas de emendas individuais que, somadas, alcancem o valor necessário”, adiantou o senador.

Alessandro assistiu a uma apresentação da agenda de pesquisas da Unidade pela chefe Viviane Talamini, e da agenda de maricultura, feita pelo pesquisador oceanógrafo Carlos Alberto da Silva, coordenador técnico da implantação do Lapimar.

Em seguida, o parlamentar conheceu de perto a obra do Lapimar, cuja estrutura predial está finalizada, e restam a aquisição de equipamentos e instalações para início das atividades de pesquisa, que promoverão o avanço do conhecimento e novas tecnologias para o desenvolvimento das cadeias do peixe, camarão, moluscos e outras atividades de aquicultura.

“Como agente público, acredito fortemente que não se pode atingir o desenvolvimento de forma sustentável e duradoura sem investimentos sólidos em conhecimento, e a Embrapa tem uma longa e rica história de protagonismo no desenvolvimento do Brasil, que precisa ser resgatada e fortalecida”, defendeu o senador.

Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on print