Senador Alessandro sugere parceria com Universidade de Columbia para inovar a educação sergipana

Além da participação no Lide Brazil Development Forum 2023, o senador Alessandro Vieira articulou uma agenda importante com o governador Fábio Mitidieri na sexta-feira (1º) , que incluiu visitas às instalações da Embaixada do Brasil em Washington D.C., acompanhados da embaixadora Maria Luiza Viotti, e uma reunião com o coordenador do Transformative Learning Technology Lab (TLTL) da Universidade de Columbia, professor Paulo Bliskstein, para discutir a instalação de uma unidade do TLTL em Sergipe.

A reunião contou com as presenças do vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, do secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, do secretário Especial da Comunicação, Cleon Menezes, do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Jeferson Andrade, e do diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Milton Andrade, reforçando o comprometimento das autoridades com o avanço da educação no estado.

“Nossa gestão já realizou melhorias significativas em estruturas e serviços de educação, como o programa Acolher. Aqui nos EUA, estamos seguindo comprometidos em buscar parcerias internacionais e promover a inovação na educação estadual, importante para a formação das futuras gerações e para o desenvolvimento de Sergipe como um todo. Estamos construindo um futuro promissor para os estudantes do estado, capacitando-os para enfrentar os desafios do século XXI”, enfatizou Fábio Mitidieri.

Nesse sentido, o professor Paulo Bliskstein destacou a importância de fortalecer os laços entre a instituição de ensino superior e o estado de Sergipe, objetivando trazer o que há de melhor em educação nas áreas de matemática, ciências e computação para as escolas sergipanas.

Segundo ele, o objetivo é transformar a educação básica em Sergipe, preparando os estudantes para um futuro em que a inovação e a criatividade desempenham um papel central. “Queremos que sejam desenvolvidas novas tecnologias e descobertas que possam ser aplicadas em setores como agricultura e indústria. Isso passa pela educação básica. Queremos que as crianças de Sergipe inventem, criem e se sintam inspiradas a seguir carreiras nessas áreas”, ressaltou Bliskstein.

O senador Alessandro Vieira comemorou a possibilidade de instalação de uma unidade do TLTL em Sergipe e destacou que essa é uma oportunidade de atrair bons profissionais, proporcionar intercâmbio para os professores sergipanos e formar jovens em áreas estratégicas para profissões relacionadas a dados, tecnologia e engenharia.

“Hoje foi o primeiro passo para levarmos para Sergipe o que tem de melhor em termos de educação. Educação de qualidade significa num futuro próximo, emprego de qualidade. É nosso estado avançando da forma mais concreta, valorizando seu povo. Agradeço ao Paulo por nos receber e ao governador por apoiar e participar desse iniciativa com a gente”, afirmou Alessandro.

Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on print