Senador Alessandro aciona CNJ para apurar denúncia relacionada a precatórios

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

No intuito de zelar pela transparência e fiscalização das contas públicas, o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) acionou o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, para obter esclarecimentos sobre o monitoramento da cessão de precatórios expedidos pela União.

Em ofício enviado ao órgão, o parlamentar questiona se o CNJ possui mecanismos de monitoramento dos precatórios e se há dados que permitam identificar quais os cessionários habilitados, especialmente após o julgamento do STF, ano passado, que autorizou a abertura de crédito extraordinário para a União regularizar o pagamento de precatórios de anos anteriores.

No documento, Vieira também questiona se houve a adoção de critérios objetivos para o pagamento dos créditos após o julgamento. “É missão do Senado fiscalizar a higidez das contas públicas, o que contempla o dever de averiguar a correção no regime de pagamento de precatórios federais”, justifica.

“Aguardaremos as informações para saber se existe algum indício de fato ilícito para, em seguida, definir as providências”, completa.

Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on print