A prevenção e o atendimento da população nas unidades de saúde são fundamentais para o diagnóstico precoce e para evitar o agravamento de doenças. Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) destinou R$ 18.132.148,80 para atender 18 municípios sergipanos: Areia Branca, Campo do Brito, Canhoba, Estância, Frei Paulo, Gararu, Indiaroba, Itabaianinha, Japoatã, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedrinhas, Porto da Folha, Propriá, Riachuelo, Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba.
Com esse investimento, a partir de 2024, os municípios sergipanos terão mais estrutura para desenvolver ações de promoção à saúde, vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, melhorando os serviços de saúde nas unidades.
“Esse incremento de mais de R$ 18 milhões demonstra nosso compromisso com a saúde pública de Sergipe. O incentivo financeiro será fundamental para fortalecer os serviços de saúde oferecidos pelos municípios sergipanos na atenção primária. Nosso foco tem sido esse, fazer com que os investimentos cheguem lá na ponta, nos sergipanos que mais precisam”, aponta o senador Alessandro Vieira.
A Atenção Primária é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. É o passo inicial, que busca entender a complexidade de cada caso para, assim, direcionar para o atendimento mais adequado. No Brasil, fazem parte da APS as UBS (Unidades Básicas da Saúde), a Equipe de Saúde da Família (eSF) e a Equipe Multiprofissional (eMulti), além dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).
A Atenção Primária tem uma grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população. Ao procurar uma unidade de atendimento básico, como a UBS, os pacientes têm a possibilidade de fazer consultas médicas e check-ups que auxiliam na prevenção de doenças. Esse atendimento médico também ajuda no diagnóstico precoce de complicações, o que possibilita maiores chances de alcançar um tratamento efetivo.