O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) fez a entrega de um trator para a Associação de Desenvolvimento Agropecuário do Povoado Juerana, zona rural do município de Lagarto, na última quinta-feira (21). O maquinário agrícola vai proporcionar um reforço essencial para essa comunidade, aumentando a produtividade, ampliando a capacidade de plantio e colheita, contribuindo para aquecer a economia local.
“Investir na agricultura familiar sergipana é mais do que geração de emprego e renda, é garantia de alimentação para todos, e desenvolvimento para a região rural. A Associação Juerana já recebeu mais de R$ 1,2 milhão de reais via emendas participativas do nosso mandato, e vem realizando um excelente trabalho junto aos produtores rurais”, aponta o senador Alessandro Vieira.
Durante a visita, o parlamentar participou da entrega de alimentos pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Nesse sentido, o senador Alessandro já investiu R$ 300 mil no PAA, na modalidade “Compra com Doação Simultânea”, modelo que estimula a articulação entre a produção da agricultura familiar, combate a insegurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento da economia local.
A Associação do Povoado Juerana atua na agricultura familiar e está em processo de implantação de uma agroindústria de derivados de mandioca. Os maquinários agrícolas e equipamentos para beneficiamento da mandioca adquiridos através das emendas do senador Alessandro vão auxiliar os agricultores do povoado Juerana e adjacências.
Capacitação de mulheres
As mulheres estão se destacando na operação de máquinas agrícolas. Durante os dias 18 e 22 de março foi realizado o curso de Introdução à Operação Básica de Trator Agrícola, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Sergipe), com apoio da Secretaria Especial de Mulheres de Sergipe. 20 alunos, sendo seis mulheres produtoras rurais da Associação de Desenvolvimento Agropecuário do Povoado Juerana. Agora, essas mulheres estão capacitadas para operar o trator nos trabalhos das roças da comunidade.
Ana Maria Santos, instrutora do Senar Sergipe, ressalta a importância desse curso para a comunidade rural: “O curso traz autonomia para a comunidade, capacitando os participantes para trabalhar com o maquinário agrícola de forma eficiente, prolongando a vida útil dos equipamentos e aumentando a produtividade no campo”.
Entre os alunos, destacam-se mulheres que não só participaram ativamente do curso, mas também demonstraram um comprometimento em adquirir novas habilidades e conhecimentos. Entre elas Ângela Maria, Maria Edvania e Elisiane Santos, produtoras e agricultoras que viram no curso uma oportunidade não apenas de aprender, mas de se tornarem agentes de mudança.