O senador sergipano Alessandro Vieira foi conferencista no primeiro dia do LIDE Brazil Development Forum 2023, realizado nesta sexta-feira (1º), em Washington DC, EUA. Alessandro foi palestrante no Painel 1 – Fatores que promovem o Desenvolvimento Sustentável, que contou com a presença do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional; Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil; Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Johannes Zutt, diretor para o Brasil do Banco Mundial.
Durante sua participação, Alessandro Vieira destacou que o desenvolvimento sustentável se dá respeitando três bases: social, econômica e ambiental. “É preciso compreender que essa composição entre avanço econômico e preservação ambiental é absolutamente viável, e o Brasil já mostrou isso em diversas áreas, em particular no agro. O verdadeiro agro brasileiro é virtuoso, sustentável, tem, em grande parte, o selo verde e é uma potência mundial”, afirma Vieira.
Para Alessandro, o Congresso brasileiro entrega reformas importantes que colocam o Brasil numa posição de reconstrução, o que é bom para atrair investimentos. “No legislativo, precisamos avançar rapidamente na seara tributária para garantir esse realinhamento econômico brasileiro, mas também precisamos avançar na economia verde, na questão da educação – porque sem ela não vamos avançar em produtividade – e na questão da redução dos custos do estado, a reforma administrativa, que vai fechar uma série de medidas que geram mais eficiência e menores custos para o Brasil”, aponta.
O senador Alessandro Vieira destacou a janela de oportunidade global que o Brasil vive, colocando-o em uma posição privilegiada. “Cabe às lideranças da seara política e privada decidir e realizar tudo aquilo que é necessário para que possamos adentrar essa janela de oportunidade que é de liderança Global, do ponto de vista de energia, produção de alimentos e governança ambiental”.
Alessandro citou o grande potencial sergipano para produção de petróleo e gás. “O potencial de produção de gás do meu estado de Sergipe supera aquilo que importamos hoje da Bolívia. Sergipe é um paraíso do petróleo e gás, com um potencial de investimento gigantesco. O Governador vem fazendo um grande esforço de captação de investimentos alinhados com isso mas ao mesmo tempo compreendendo a necessidade da transição energética. Sergipe é um exemplo para o Brasil. Precisamos fazer uso da nossa potencialidade, caminhando para um futuro que vai ser de economia verde”, frisou.
Papel legislativo
Para o senador sergipano, o papel do legislativo brasileiro é garantir a estabilidade nas regras. “Nós teremos que, em algum momento, enfrentar a discussão da instabilidade jurídica criada por decisões judiciais. Nosso ambiente econômico, nosso ambiente político vem sendo constantemente tumultuado pela mudança de rumo das decisões do Judiciário brasileiro. As regras precisam de estabilidade e as escolhas políticas de uma nação são feitas pelo seu Parlamento, os representantes do povo, e devem ser seguidas. Não podemos reabrir a cada instante o debate, por exemplo, sobre o Marco do saneamento, ou sobre regras ambientais. Esse reabrir incessante de debates fragiliza o ambiente de negócio”.
Vieira reforça que o Brasil precisa oferecer ao mundo a visão clara que é uma grande democracia com estabilidade,e qualidades. “Se todos nós que ocupamos hoje um espaço de liderança tivermos efetiva consciência da potência que nós temos nesse momento e do caminho técnico que precisamos cumprir, tenho certeza que o Brasil vai ultrapassar essa sina histórica de pequenos vôos de galinha da economia seguidos por crises profundas. Temos a chance, e o Congresso Nacional tem a contribuição significativa nesse sentido, de criar condições para que esse vôo econômico seja duradouro”.
O LIDE Brazil Development Forum 2023 ocorre nos dias 1º e 2 de setembro, e reúne empresários, investidores, autoridades e gestores públicos em torno do tema central: Potencial de Investimentos Multilaterais no Brasil. O ciclo de eventos internacionais reúne autoridades brasileiras, empresários e investidores com vistas ao fomento de parcerias e a ampliação de investimentos.
Assista a participação do senador Alessandro na íntegra: