Na última segunda-feira (22), o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) foi homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito Serigy, a mais alta condecoração da capital sergipana, destinada a personalidades e instituições com relevantes serviços prestados aos aracajuanos. A solenidade foi realizada no Teatro Tobias Barreto, e fez parte das comemorações pelos 169 anos de Aracaju.
O senador Alessandro Vieira foi condecorado a Ordem do Mérito Serigy no grau Grande Oficial. “Fico muito feliz e honrado em receber esse reconhecimento, especialmente por ter um carinho especial por nossa Aracaju, onde cresci, estudei, comecei minha carreira e formei minha família. Meu combustível é melhorar a vida da população. Agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira pela homenagem”, ressaltou Vieira.
Ao todo, 49 personalidades foram escolhidas em duas honrarias, a Ordem do Mérito Serigy e a Medalha do Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa, dentre elas representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como o governador Fábio Mitidieri; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Ricardo Múcio Abreu; além de secretários de Estado, deputados, vereadores e prefeitos de todo o Estado.
“Que emoção foi poder homenagear tantos aracajuanos e aracajuanas, de nascimento ou coração, que contribuem diariamente para a construção desta cidade linda, acolhedora e humana que é Aracaju. A Ordem do Mérito Serigy e a Medalha Cultural Inácio Barbosa são um lembrete de que a nossa capital jamais esquece os seus filhos, tal qual o caminho que eles percorreram até aqui. E ao reconhecer cada homem e mulher, com suas realizações e qualidades, demonstramos não apenas a nossa gratidão, mas também o nosso respeito e admiração a essas pessoas que, com suas trajetórias, colaboram e continuam colaborando para o desenvolvimento desta cidade que amamos”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Comenda do Mérito Serigy
Criada em 1973, por meio de decreto, a Comenda de Ordem do Mérito Serigy é concedida a pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao município de Aracaju e aos aracajuanos. A condecoração recebe o nome de um dos caciques sergipanos que se destacou pela resistência à conquista portuguesa. O cacique Serigy é considerado o guardião da soberania, da autoestima, da liderança, da luta, da coragem e da servidão.