TCU derruba sigilo de estoques de medicamentos vencidos do Ministério da Saúde

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em uma vitória da transparência e da fiscalização dos recursos públicos, o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do ministro Vital do Rêgo, determinou a suspensão do sigilo imposto às informações de estoques de medicamentos vencidos do Ministério da Saúde. A determinação atende a uma demanda feita pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e os deputados Felipe Rigoni (União Brasil-ES) e Tabata Amaral (PSB-SP), que integram o Gabinete Compartilhado.

O ministro determinou também que o ministério mantenha registros e envie mensalmente ao TCU os dados de todos os insumos estratégicos em saúde incinerados. Em sua decisão, o relator destacou a importância da transparência dos dados e que a imposição do sigilo, pelo Ministério da Saúde, “não se reveste de plausabilidade”.

Histórico

Há duas semanas, os parlamentares encaminharam ao TCU uma representação contra o sigilo imposto pelo Ministério da Saúde, em 20 de abril, sobre informações de medicamentos vencidos em seu estoque. A denúncia, revelada pela Folha de S. Paulo, aponta que o diretor de Logística da Saúde, general da reserva Ridauto Fernandes, assinou um termo que protege informações relativas ao estoque por dois anos a partir da data de sua produção. Além disso, reportagem do mesmo jornal publicada no ano passado revelou que o Ministério da Saúde teria deixado vencer medicamentos, vacinas, testes de diagnósticos e outros, avaliados em R$ 243 milhões.

A representação enviada ao TCU pelos parlamentares solicitou a suspensão do descarte e incineração de itens mantidos em estoque pelo Ministério e o fim do sigilo imposto pelo diretor de Logística, a fim de permitir ações de fiscalização acerca do prejuízo causado aos cofres públicos em virtude dos medicamentos sem validade.

Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on print

Construa o mandato conosco

Quero deixar um canal de escuta e conversa aberto aqui com você!